IV CNIJMA

0 comentários
PAUTA DE LEITURA


Bom dia! Agradecemos a presença de todos os alunos do Ensino Fundamental II, Direção e professores da E.M.E.B. Professora Belizária Rodrigues, comunidade presente e também as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Professora Ana Paula e Siomara; a presidente do CPP Ana Claudia e vice presidente Eva Mortari.
Hoje Acontece a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo meio ambiente – CNIJMA.
A Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo meio ambiente – CNIJMA – é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas  para as etapas sucessivas. Que são as seguintes:

Conferência na Escola
Conferência Municipal/Regional
Conferência Estadual
Conferência Nacional

A Conferência na escola é o momento em que os estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da conferência em nível local.    


TEXTOS: 


OLHAR PRATEADO
Luiz Felipe Albuquerque 7º 2

     Toda hora que caia a noite flagelada, "Lua", que chorando subia no céu somente olhando as desgraças humanas que deixam os quatro elementos viverem sempre sendo mal tratados por eles e que impavidamente murmuravam para a Lua. Todo dia chorando, a água, a terra, o fogo e o ar pediam ajuda toda vez que ela clareava a escuridão da noite, chorando a lua disse:
- Não posso ajudá-los, pois não consigo me mexer. 
Uma linda criança olhou para o céu e ouviu a Lua dizer:
- Me ajude pequena criança sobre os quatro elementos. As pressas o menino foi ao centro da cidade e anunciou:
- Todos vocês estão acabando com a natureza que os cerca!
Todos os cidadãos pensaram no que o garotinho falou e começaram a tratar melhor os quatro elementos.
     E a Lua, olhando todos trabalharem juntos, soube naquele dia que o que todos precisavam era ouvir uns aos outros. Quando chegou a noite a Lua apareceu, a água agradeceu; pois cada centímetro dela estava purificada. O fogo flamejou tão forte que a lua ficou iluminada. O ar soprou uma linda brisa que passou diante dela e finalmente a terra formou as mais lindas florestas que passaram sua felicidade para todos os outros.
Nasceram flores e florestas. Passavam lindas cachoeiras que de dentro viam belos arco iris de suas cores belas. Agradeceram a Lua que chorando disse:
- Eu não fiz isso tudo sozinha. Agradeçam ao belo garotinho.






ÁGUA: O RIO DO MEU BAIRRO
Amanda Wolff 6º 2

Onde eu moro tem flores, árvores, animais e amizades. E algo que ninguém percebe: o nosso rio está morto, não há peixes. Jogaram lixo e veneno. Água cinzenta, margem sem cor. No passado era clara, dava para enxergar o fundo. Eu queria ter meu rio de volta! ver os peixes nadando. Eu preciso da água limpa para sobreviver. Ela foi sumindo de pouco em pouco, também sumiu o barro, levando redes e pescadores. O meu navio de papel foi embora levando meus sonhos. Agora, a cor do meu rio está vazia, não tem mais criança na beira do rio. Só mesmo lembranças do passado...



AR: O AR
Nicole Albino de Campos 9º 1 

     O ar tem extrema importância na biosfera, e na atmosfera, pois tudo o que tem vida depende dele.
O ser humano é ignorante quando polui o ar, ignorante porque está destruindo o que faz ele viver, digo a mesma coisa sobre cortar e desmatar árvores. Podes pensar que a árvore não tem nada a ver, mas a árvore faz fotossíntese, transforma o Co2 que deixamos na atmosfera e o oxigênio. O mesmo com algas marinhas, e como retribuímos? Jogando cada vez mais fumaça, e poluindo cada vez mais a água.
Já existe um buraco enorme na camada de ozônio, os problemas de pele estão cada vez mais frequentes, as temperaturas estão mudando, catástrofes cada vez mais fortes, e quando vamos nos conscientizar e começar a mudar essa realidade cada vez mais frequente?
Já parou pra pensar o quanto se polui o ar em um só dia? Fábricas soltando fumaças, carros ligados em congestionamento!
Queimadas não só de árvores e de lixo, mas de caminhões, até vândalos poluindo o ar, ar que todos respiramos, até mesmo sem notar.
E no futuro como vai ser? vamos todos morrer sem ar? ou uma catástrofe acontecerá?  ou... nossos filhos sofrerão com isso?
Tantas alternativas incertas, nenhuma alternativa positiva, e uma pergunta: Quando vamos mudar? 
A resposta não posso dar, porque não sei! mas o que sei é que tem de ser agora, pois depois pode ser tarde demais.

TERRA: A TERRA, NOSSO HABITAT NATURAL
Lavínia Dalbosco Branco 7º 1 

     A terra é nosso Habitat natural, e também dos animais e plantas que aqui vivem, mas estamos destruindo isso. E ao contrário do que pensam, não é por causa do “aquecimento global” ou “Efeito estufa” sim, e eles acabam com as geleiras e esquentam a Terra cada vez mais, tendo dias mais quentes, mas os problemas maiores são causados pelos humanos, que, mesmo ganhando terra de graça, destroem tudo por pura ganância, desmatam florestas, poluem rios e matam animais e a si mesmos, provando que os humanos são os únicos sem humanidade.
Atualmente vimos que algumas pessoas fazem de tudo por dinheiro, inclusive matar, aliás, você sabia que apenas 4% da riqueza do mundo acabariam com a fome mundial, sim, a ganância prevalece, mas não deveria.
Existem muitas consequências que irão acabar com o planeta e em menos de 1000 anos a Terra já era! Os causadores disso são os mesmos assuntos de sempre: desmatamento, poluição, queimadas e outros males.
Por isso e pelo simples motivo da terra sofrer, você deve preservar, pois sem ar e sem comida não existe vida.
Cuide muito bem da Terra, ela merece.



FOGO: O FOGO
Larissa Rosa da Silva 8º 2 

     Há muitos e muitos anos atrás o homem descobriu o fogo, uma das maiores descobertas da história.
A existência do fogo trouxe progresso, evolução e muitas transformações. Porém, trouxe também tragédias ao ser humano e queimadas a natureza. Coisas não muito boas, porque as tragédias machucam e matam pessoas e as queimadas destroem as florestas, o solo e o habitat dos animais. Mas isso pode acabar! se todos nós tomarmos vários cuidados ao mexer com o fogo e sempre pensarmos na preservação.